terça-feira, junho 28, 2011

Manuscrito Encontrado em Saragoça

É um estranho livro. Na Linha do Decameron, de Bocaccio, Heptameron, de Margarita de Navarra, ou mesmo das Mil e Uma Noites, conta "inúmeras" histórias. A trama é aqui ainda mais intricada, porque, a certa altura, esquecemo-nos de quem conta a história de quem... 


Enfim, às vezes não percebemos nada, mas tudo bem!


Nos três livros referidos, Decameron, Heptameron  e Mil e Uma Noites, os narradores estão sentados, identificados e contam uma quantidade de histórias que tem significado numérico e talvez cabalístico. No primeiro caso, dez vezes dez (dez dias, dez pessoas), no segundo, sete vezes sete (sete dias, sete pessoas), no terceiro talvez mil e uma...
No Manuscrito Encontrado em Saragoça, trata-se de 66 jornadas, mas é tudo muito mais complicado.
As personagens narradoras não estão sentadas e identificadas, mas sim em viagem. Uma viagem muito atribulada, que as leva sempre, no seu termo, para o mesmo lugar, a estalagem de "Venta Quemada", junto da forca onde estão suspensos os dois irmãos enforcados.


Venta Quemada tanto pode ser um lugar ermo e em ruínas como uma espécie de hotel cinco estrelas de luxo asiático, variando dum extremo ao outro, sem excluir nenhum. Há só um problema estranho: depois de adormecerem numa luxuosa Venta Quemada, com sonhos ou práticas eróticas com umas mulheres que são dois diabos, os homens acordam entre os dois enforcados...
Cenas dos próximos capítulos...
Há também um filme de culto baseado no romance... Ver Aqui abaixo, dobrado em Espanhol.





Este post está em atualização, porque só agora acabei de ler o primeiro volume de dois. Volte a consultar. Compre o livro, leia-o nas férias, comente aqui, se quiser.


Manuscrito Encontrado em SaragoçaJan Potocki (1761-1815)

terça-feira, junho 21, 2011

João Cristóvão


Este é o convite para a exposição de João Cristóvão, na galeria São Mamede, dia 30 a partir das 19 horas. É um evento público. 


"The Theatre" é o título genérico.


Como João Cristóvão não se interessa pela Internet, este meu blog está mais actualizado sobre a sua obra do que o seu próprio.


Por exemplo, a anterior exposição, denominada Wedding Dress, está referida AQUI, neste Terra Imunda.


O seu próprio blogue só tem uma entrada, datada de 2008, e está AQUI

domingo, junho 19, 2011

Nuno Crato: as ciências ocultas da educação



Para já, este governo conseguiu despertar a esperança e a confiança. 
Para já, antes de entrar em funções, não podia ter feito nada de melhor.


Nos governos das sinistras (a propósito, o blogue A Sinistra Ministra foi encerrado por manifesta ausência de objecto), a gramática mudou 3 ou 4 vezes ou mais e a ortografia uma, os professores não sabiam o que ensinar aos alunos, mas houve sempre exames nacionais de Português. Até ao nono ano, só a Português e a Matemática, no 12º a Português e a umas quantas. 
Este é um exemplo do desgoverno do governo.

Os Novos Jovens

Tal como há os novos ricos e os novos pobres, também há agora os novos jovens. Senão, reparem: se lermos os jornais, constatamos ser consensual que este novo governo é muito jovem, o mais jovem de todos até hoje.


É um governo muito jovem, os ministros têm quarenta e tal, cinquenta e tal (por exemplo 59) anos.
Ai que bom! Sinto-me tão jovem!


O nosso Cardeal Patriarca também era muito jovem quando foi eleito, a acreditar no comunicação social. Só tinha 62 anos. Eu e os meus amigos costumamos mesmo chamar-lhe "O Jovem".

Tendo eu convivido com a escritora Natália Correia, que nunca se ria quando achava que não devia rir, fi-la ter um ataque de riso depois de ter afirmado que a juventude depende da profissão. 
Esperando um argumento estranho ou absurdo, pronta para replicar com veemência crítica, ouviu-me responder:
- Por exemplo, os jovens agricultores têm, no mínimo, 40, 50 ou 60 anos.

A solução para controlar um ataque de riso é tossir muito e foi o que ela fez. Porque havia pessoas muito sensatas a ouvir.
(Narro este episódio para o meu muito recente amigo virtual António, que adora a nossa Natália)

sexta-feira, junho 17, 2011

Ministro da Educação: Nuno Crato


"Os bons professores sabem o que se deve fazer e tentam fazê-lo. Se às vezes não o fazem mais e melhor, essa limitação não se lhes deve. Deve-se sim às imposições avulsas do Ministério, aos currículos desconexos, aos maus manuais escolares, a um ambiente de desrespeito pela cultura e pela educação" (pág. 121).
"ideia de que o estudante cria o seu próprio currículo e reconstitui por si, em doze anos de escolaridade, as descobertas que à humanidade custaram séculos de esforço colegial constante;"


 "Assim se chegou à ideologia educativa hoje oficial, segundo a qual os negros, por exemplo, não podem interessar-se por física quântica porque isso é só para filhos de universitários, os ciganos não podem interessar-se por violino porque isso é só para filhos de médicos, etc. Logo, para que estas crianças, coitadinhas, possam ter "sucesso", temos de os ocupar e motivar com o jogo do pau e o Big Brother da TV (o de Orwell não, claro) — a física não é para eles, coitadinhos. É esta crença falsa — além de classista, racista e repugnante — que orienta e explica as políticas dos sucessivos Ministérios da Educação."


in O Eduquês em Discurso Directo: Uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista, de Nuno Crato. Lisboa: Gradiva, 2006, 132 pp. 

Esperemos que este Ministro da Educação não seja trucidado pela máquina do Ministério, alimentada por oportunistas, incompetentes e baldas.

quinta-feira, junho 16, 2011

Copiar e plagiar. Magistrados que copiam, Primeiros Ministros que obtêm um diploma dúbio...

Já foi tratada neste blogue a questão de copiar. (VER)
Não existe, na mentalidade portuguesa, nada que contrarie esta tendência, tal como são incontáveis as pessoas que compraram a carta de condução, sem reflectirem que esse sistema não pode funcionar mas funciona, num país onde a sinistralidade é maior do que seria de esperar. Há sempre desculpas: "Compras a carta e depois aprendes a conduzir..."
"Copiar é uma maneira de aprender", o importante é não ser apanhado, só são apanhados os que não sabem copiar, etc.
Temos o que merecemos: futuros magistrados que copiam, sem qualquer senso ético ou exigência com eles mesmos. 
E que, como se diz neste artigo do Público deviam ser expulsos. 

segunda-feira, junho 13, 2011

Festa do Santo António de Lisboa, em Lisboa, Portugal

Há sempre algo de novo nesta festa. A noite é para os jovens, o dia e a procissão são para os não muito jovens, os quais estão  a dormir da noitada. Fui lá.
Novidade para mim: tinha visto na net que todos os anos há o milagre do sol e encontrei lá muitas pessoas que falavam dele: as que já o tinham visto, as que esperavam vê-lo. . .
Diziam: o sol fica diferente quando sai a procissão de Santo António. E ainda mais diferente quando o Santo entra na igreja. Muitas pessoas não participam na procissão, elas mesmas mo disseram, pois preferem esperar a reentrada e ver "o milagre do sol". Milagre anual. Repetido. Frequente.
Como sou hiperativa e desportista, limitei-me a fotografar o sol, a procissão, as pessoas e ala, aí vou eu até ao largo lá em cima, Cerca Moura. Vou a pé, claro, (o trânsito está cortado), esperar a procissão, que prossegue, lenta.
Como a procissão demora, desisto de ver o "milagre do sol" e desço a pé da Cerca Moura ao Terreiro do Paço, ao Rossio, etc.
E aqui vão as fotos que tirei. Ao sol, no momento da saída da procissão, pois sei que não verei nada de diferente do usual.
Às pessoas e à imagem do Santo.
Às banquinhas do comércio. Onde pontificam  imagens do Dr. Sousa Martins. E à Inveja. "Escura e feia".





Sol, À saída da procissão


Imagem de Santo António: as pessoas batem palmas à sua passagem e dizem: "Que lindo!" A imagem, com partes de prata, brilha ao sol.




As pessoas colocam colchas bonitas, de seda, à janela, para a passagem da procissão. Este é um costume que existe em todo o país, Portugal (digo-o para os brasileiros que vêm a este blogue)(e outros).



E com a católica religião, a superstição popular. Mezinhas contra a inveja. Rezas ao Dr. Sousa Martins, médico português recente, invocado pelos espíritas como curador...
Significam, isto e o milagre do sol,  que  o culto de Santo António é sobretudo popular. Ainda hoje.




E lá vamos nós. Entre o Céu e a  Terra.




A propósito, quero ainda acrescentar o seguinte: na sua obra O Livro de S. Michele, Axel Munthe afirma que o povo italiano, na época em que escreveu o livro, na ilha de Capri, (lindíssima) acreditava mais em Santo António do que em Cristo.
VER AQUI 


(Para ver, neste blogue, mais reportagens fotográficas, feitas noutros anos, sobre o Santo António De Lisboa, clicar aqui embaixo, no link  Santo António De Lisboa)

Homenagem A Fernado Pessoa no 123º aniversário do seu nascimento


"Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso."
Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa raça."


(esta é a introdução à obra Mensagem de Fernando Pessoa, o seu único livro publicado em vida.)

Um dos posts mais procurados deste blogue é sobre a citação:
"Navegar é preciso; viver não é preciso."



VER AQUI


domingo, junho 12, 2011

Cidade linda e vária: manifestação no Rossio




Estas pessoas estão deitadas no chão como protesto. 
Um protesto agradável, dá vontade de lhes fazer companhia, depois de ter passeado pela cidade.


Vejo agora  a notícia no Público (clicar por cima do texto):


Cerca de cem pessoas deitaram-se hoje à tarde no Rossio em protesto contra “a falta de justiça social” e por uma “democracia verdadeira” em Portugal. A iniciativa, promovida pelo movimento “Democracia Verdadeira Já!” de Lisboa, surge depois de 12 dias de acampamento no Rossio.

Santo António nesta Lisboa tão linda



Casamentos de Santo António








Só para heteros. Mas também aceitaram casamento não-religioso.
Os noivos foram conduzidos em automóveis antigos.




(Para ver, neste blogue, mais reportagens fotográficas, feitas noutros anos, sobre o Santo António De Lisboa, clicar aqui embaixo, no link  Santo António De Lisboa)

Beato Zeferino, o Santo Cigano e a Cidade do Futuro



O papa Bento XVI resolveu homenagear, ontem e hoje, o povo cigano, dizendo-o vítima de discriminação e recordando que os ciganos foram também internados nos campos de concentração nazi, juntamente com os judeus.
Houve uma enorme peregrinação de ciganos de todo o mundo a Roma, ontem, e foi hoje celebrada uma missa numa igreja especial: uma igreja ao ar livre, em forma de circo romano, para que os ciganos não se sintam encurralados entre quatro paredes e dedicada ao Beato, na própria cidade de Roma.
Beato Zeferino, "El Pélé" foi mártir, tendo sido perseguido e morto em Espanha, onde vivia. Para homenagear o povo cigano, o Papa proferiu as seguintes palavras:




“Vocês estão na Igreja! Vocês são uma parte muito amada do Povo de Deus peregrino e recordam-nos que “não temos aqui em baixo uma cidade permanente, antes buscamos a cidade futura”.


Esta homenagem parece-me particularmente importante, pois encontramos o mais entranhado racismo em pessoas que parecem ser muito civilizadas e até "amorosas". Quando menos se espera, uma senhora delicada e amável, católica praticante (ou não), sai-se com uma frase como esta, para comentar um programa televisivo sobre tribos: "aqueles pretos horrorosos". (Como ouvi há poucos dias.)
Mas o próprio Papa é vítima de preconceitos, pois há pessoas que consideram nazis todos os alemães, pensando ainda que estão a ser generosas e igualitárias ao formularem este pensamento. E talvez os alemães decentes sejam obrigados a pensar, mais e mais vezes do que nós, no horror que foi o nazismo. Que aconteceu aqui. Na Europa. No século passado.
Aqui na Europa, onde o racismo e a xenofobia ainda se manifestam claramente "entre amigos e iguais", embora se proclame o pioneirismo da igualdade de direitos como valor "universal" porque foi daqui para o mundo.
Repito mais uma vez: gosto deste Papa. Acho-o muito melhor do que o anterior, pois não sou papista e não gosto de Papas.


E é tão longo caminho a percorrer! A caminho da "cidade futura"! Também chamada Jerusalém Celeste, entre outros nomes. Talvez os ciganos vão à frente, na sua deambulação. Pelo menos, procuram essa cidade. 
Onde nos encontraremos um dia. 




VER AQUI



(P.S.: A Igreja, redonda e ao ar livre, fica No Santuário de Nª Sª do Amor Divino.)

sábado, junho 11, 2011

Os gregos estão a ver-se gregos com o FMI

Os gregos estão-se a ver gregos com o FMI. Porque não trabalham, não desenvolvem...
Nós, pelo contrário, trabalhamos como galegos, como autênticos moiros, como negros, mas vemo-nos gregos na mesma.
Por causa do Sócrates que, apesar de não ser  o verdadeiro filósofo grego, nos fez a vida negra e nos está a fazer ver gregos.

quinta-feira, junho 09, 2011

Lá fomos, andando e rindo, a caminho da Troika

Fiquei a saber ontem um facto curioso: sabia que o governo de José Sócrates fez obras nas escolas, na sua maioria desnecessárias e que as ditas escolas públicas, que nunca tinham pago renda, começaram a pagar e logo foram aumentadas para o dobro. Sabia também que os professores e estudantes de Lisboa passavam muito bem sem o ar condicionado e o aquecimento central que agora têm e a que já se habituaram, extremamente dispendioso e que muitas vezes não pode ser ligado. Sabia também que em escolas velhas e talvez feias, nunca tinha chovido dentro do edifício, sendo que agora, remodeladas e tão bonitas que ficaram, chega a ser necessário encerrá-las porque ficam inundadas.
O que não sabia e fiquei a saber é que, pelo menos num caso, tendo sido abatidas as árvores existentes, foram plantadas mimosas vindas de... adivinhem de onde... não, não não... não adivinham.
Importadas de Itália. Mimosas italianas, grande luxo. 
As quatro que pegaram estão muito lindíssimas, mas as 14 que secaram...
E assim, importando mimosas de Itália, porque aqui não há árvores, lá fomos andando e rindo a caminho da Troika.

(N.B.: Parece que as mimosas italianas são o cúmulo do chique.)

quarta-feira, junho 08, 2011

Este Blogue

Este blogue, desde que existe, sempre criticou José Sócrates e a suas políticas, ao ponto de algumas pessoas o terem procurado e me terem procurado no Facebook, pensando que era de Direita.
A Nadinha é de Esquerda e também por isso se irritava tanto contra as políticas de direita do Partido assim Designado Socialista. E contra a corrupção e a incompetência, que a chocam mais numa esquerda que se pretende algo idealista, ou pelo menos ideológica.
Muito provavelmente, o blogue irá agora criticar este novo governo. Não tanto as pessoas, pois não são como Sócrates, mas sim as atitudes e as políticas.
Vou dar um tempo, talvez de dois ou três meses, que funcionará como benefício da dúvida.
É tão grande o alívio de não sermos obrigados a ver e ouvir José Sócrates, que esse alívio deve ser comemorado com o silêncio.
Acho alguma graça ao facto de o próximo primeiro ministro viver no subúrbios, o que muita gente snob acha "horrendo". Num partido de direita, onde está quase toda a gente que pensa assim... 


Acho que devemos dar um tempo e esperar para ver. 


Que importa o que foi dito em campanha... dito e desdito... alguém acredita no que é dito em campanha?
Pior do que o anterior, não pode ser.

terça-feira, junho 07, 2011

Esquerda

Nunca houve umas eleições tão dramáticas e simultaneamente tão ridículas como estas.
Ninguém sabia em que partido votar, embora toda a gente estivesse consciente de que deveria votar.
Mas o principal dilema era o da esquerda: votar PS, nunca, mas a CDU, pela primeira vez, meteu a cabeça na areia, fingindo que estava tudo óptimo, que bastava não pagar a dívida, ela que tanto acusa os outros de "alienação", usando esta mesma metáfora. O BE fez o mesmo, com  a agravante de ter apoiado, nas Presidenciais, o candidato do PS. 
Todos são inocentes até prova em contrário, mas, se Sócrates não é corrupto, é sem dúvida corruptor. Leva tudo atrás dele e sabe fazê-lo. 

domingo, junho 05, 2011

Acabou o pesadelo: Viva a derrota!

Acabou o pesadelo. O que vem aí não será bom, mas desvaneceu-se a ideia de estar sob uma força destruidora. Alguém que criou um péssimo ambiente de trabalho em quase todas as profissões, um enorme desemprego e sem haver vantagens nenhumas com isso para ninguém.
É só o que apetece dizer hoje. Este blogue já tem 5 anos, mas sempre disse mal do Sócrates, que esteve sempre no poder.
Amanhã acordaremos a lembrar-nos de que isto já está resolvido.
Onde está o empate técnico e o case-study de Sócrates ter grande popularidade? Andaram a enganar-nos.
Pela primeira vez ouvi quase até ao fim o discurso de Sócrates. Parecia o menino da lágrima.


Vai fugir!



sexta-feira, junho 03, 2011

Discurso de Sócrates em Barcelos interrompido por ovos arremessados do exterior


Vivam as galinhas!
Antigamente atiravam-se ovos podres, mas como vivemos em tempo de abundância, espatifam-se os ovos dentro do prazo de validade. Um desperdício!

Há uns anos  a esta parte, foram os estudantes que atiraram os ovos contra a malfadada ministra da educação só-cretina, a qual passou a visitar as escolas só aos sábados e aos domingos, insistindo em dar beijinhos às enojadas professoras, que lhe estendiam a mão de longe... ou não iam a tempo e tinham de dar mesmo os enojados beijinhos... que horror!
Imitados os estudantes, agora, pelos "mais velhinhos", que também atiram ovos...
CLICAR AQUI:
Discurso de Sócrates em Barcelos interrompido por ovos arremessados do exterior

quarta-feira, junho 01, 2011

A crise e as ervas do campo: Cicuta


Já coloquei esta foto tirada por mim e outras do género neste blogue e no blogue Escrevedoiros, mas nunca é demais recordar.
Trata-se de uma erva do campo, muito comum em Portugal e em todos os países mediterrânicos, bem como no Médio Oriente. Nasce nas bordas. É tão vulgar, que toda a gente já a viu. Confunde-se facilmente com  a cenoura brava por ter flores parecidas.
CLICAR AQUI CICUTA
A crise poderá fazer-nos voltar para as ervas do campo, para alimentação, tratamento de doenças, etc.
(Não entendo porque é que se riem...) mas prontus. Eu não me estava mesmo nada a referir ao suicídio de Sócrates, o grande filósofo grego. Com cicuta.