domingo, junho 29, 2008

Copiar e plagiar

Os problemas do ensino em Portugal são muitos e de espécies diferentes.
Por exemplo, há uma grande tolerância, na nossa mentalidade quanto ao acto de copiar. Há até muitos professores que não vêem mal nisso...
É uma das pequenas corrupções em que a sociedade portuguesa é pródiga e que contribui, como todas as outras, para o nosso atraso persistente e endémico.
Agora foi notícia que algumas universidades portuguesas compraram um programa para detectar plágios da Internet (praticados por estudantes e professores). Isso já era possível fazer, apenas dava algum trabalho.
Em entrevistas que vi na televisão, quase todos os estudantes diziam, não no tom de confissão mas sim no tom de gabarolice, que todos ou quase todos os trabalhos quer faziam eram plagiados. Houve um a afirmar que nunca seria capaz de fazer um trabalho sozinho, primeiro porque não o sabia fazer e além disso porque nem teria paciência para tal.
É isto um estudante universitário, que em breve andará por aí a fazer o que não sabe nem nunca saberá. Esperemos que, como muitos, não consiga arranjar um emprego à altura das habilitações...
Embora não aparecesse nessas entrevistas, há uma élite de estudantes que nunca faria tal coisa e que será sempre a élite de tudo. Esperemos que esses não venham a ser marginalizados por serem bons, ao contrário do que acontece com muita gente neste país.
Pormenor curioso: a única estudante que disse que nunca copiou nem plagiou foi uma brasileira. Disse que fazer isso numa Universidade em que paga para estudar, seria o mesmo que ir a uma loja fazer compras, pagar a mercadoria e deixá-la lá.
É uma boa imagem, não acham? De facto, deixam o conhecimento na Universidade, depois de o terem comprado.

sábado, junho 28, 2008

Exames Nacionais

A ministra da educação tem sido tão contestada que era necessário os alunos terem bons resultados nos exames, sendo-lhe atribuido todo o mérito (a ela, minitra).
De facto, foi-lhe atribuído todo o mérito:
Os exames foram tão fácveis que até os alunos os acham ridículos... para não falar da opinião pública e publicada, claro.

Mas há pior. Parece que a dita senhora terá dito estas palavras na SIC (Sic):
"Gostava de lhe dizer que há uns quantos pessimistas de serviço neste país, muito pessimistas. O que acontece é que o país tem que estar sempre mal e os alunos ser sempre maus. Quando os resultados são, por si, maus e houveram fragilidades nos conhecimentos e nas competências, aí está a prova de que o país está mal"MLR, (sic) in entrevista à SIC.

Houveram? A ministra de Ecducação a falar assim e dizem que os jovens não sabem português?!

sexta-feira, junho 27, 2008

Juízes agredidos

Há uns meses atrás foi notícia que os professores portugueses andam a ser brutalmente agredidos pelos alunos. Ninguém no governo se importou com isso, como se fosse uma coisa simples e natural.
Agora é notícia que os juízes portugueses andam a ser brutalmente agredidos pelos réus. O ministro da justiça responde que em alguns países é muito pior.

Realmente, no Ruanda deve ser muito pior...

segunda-feira, junho 23, 2008

Som inaudível para adultos

Apareceu aqui acima o anúncio a um toque secreto.

Sabem o que é?

É um som que os teenagers ouvem e os mais velhos não.

Parece que já foi utilizado nas lojas de luxo para espantar a malta:

-Ó mãe,que barulho horrível!

-O quê, filho,não ouço nada!

- Horrível! Insuportável!

- O quê, filho?A menina ouve alguma coisa? Não? Vês?! Podias ter inventado uma desculpa melhor para ires comer um gelado ali fora...

Agora é ao contrário.O anúncio aqui acima oferece toques para telemóvel. Para tocarem nas aulas e em todo o lado, claro!

Espero que um dia inventem músicas inaudíveis, que eles podem ouvir tão alto como ouvem agora e sem incomodarem ninguém.

Ah, o Silêncio!

domingo, junho 22, 2008

Ignorância: o princípio e a continuação

Tenho constatado que os jovens ignorantes e pouco inteligentes são geralmente mais felizes que os outros: não têm a noção do perigo, da responsabiliodade nem de nada. Só não são muito felizes quando têm inveja, o que é relativamente raro.

Tenho constatado que as pessoas de meia idade ignorantes e pouco inteligentes são geralmente muito tristes: não conseguem entender uma relação de causa a efeito, parece-lhes que tudo no mundo e na vida é aleatório e fruto do acaso.
Dizem, por exemplo, que antigamente estava calor no Verão e frio no Inverno e que agora é ao contrário porque o tempo mudou: o raciocínio necessário para entender este arrazoado é bem mais complexo do que aquele que elas fazem: é preciso entender que estas pessoas são as vítimas privilegiadas da televisão: da informação transmitida oralmente, rapidamente, em síntese e sem detalhes. São vítimas do alarmismo de certo tipo de programas, pois vêm muita televisão e não lêem jornais nem livros.
Nada lhes parece obedecer a regras gerais ou ser explicado cientificamente, pois elas não entendem coisa alguma... sendoassim,tudo é imprevisível.
Uma dessas pessoas,que conheço bem, tem uma frase que resume tudo:"Eu já nem me espanto se vir uma vaca a voar. Conhecem maior desorientação?

quinta-feira, junho 19, 2008

Novo 'ferry-boat' liga Portimão ao Funchal

Atualização deste post, feita em 29 Janeiro de 2012:
Como se vê AQUI (clicar por cima), o ferry deixou de existir por esta data.

Atualização em Setembro 3013


Burocracia impediu regresso do Armas



Mantenho, abaixo, o post existente anteriormente, feito em 19 / 6/ 2008 e que teve muitos visitantes.



Novo 'ferry-boat' liga Portimão ao Funchal
Ver também aqui, no sítio do armador

Aqui está uma notícia maravilhosa para quem gosta de navegar e não menos importante para quem não se interessa por isso.

Será agora possível viajar de ferry, ou numa poltrona ou num camarote com cama, até às Canárias ou até à Ilha da Madeira ou aos dois sítios, por um preço muito acessível.


Temos um mar imenso mas não o temos usado...

P.S.: A Maria mandou-me mais este link

http://farinha-ferry.blogspot.com/2008/06/barco-vapor.html

segunda-feira, junho 16, 2008

Santo António de Lisboa (Continuação e Fim)


Mais pormenores da procissão do Santo António de Lisboa, ao passar na zona da Graça-Castelo. É curiosa aquela imagem à janela, onde normalmente se colocam colchas para enfeitar, aqui e em todo o país. Não parece ser uma colcha, mas é uma imagem "naive" e as suas possuidoras estavam visivelmente orgulhosas dela, embora isso não se veja nesta foto. Gostava que elas a vissem aqui...
Posted by Picasa

(Para ver, neste blogue, mais reportagens fotográficas, feitas noutros anos, sobre o Santo António De Lisboa, clicar aqui embaixo, no link  Santo António De Lisboa)

domingo, junho 15, 2008

Santo António de Lisboa (Continuação)




A procissão do Santo António de Lisboa (e de Pádua)(padroeiro de Lisboa e dos namorados) é muito longa. Os anjinhos têm que ser levados ao colo, quando os há. Pelo caminho passam em várias igrejas e capelas e vão trazendo as imagens do patrono desses sítios.


Posted by Picasa

(Para ver, neste blogue, mais reportagens fotográficas, feitas noutros anos, sobre o Santo António De Lisboa, clicar aqui embaixo, no link  Santo António De Lisboa)

sábado, junho 14, 2008

Santo António de Lisboa (Continuação)


Outra tradição / superstição consiste em atirar pequenas moedas para tentar acertar em cima do livro e mantê-las lá. É muito difícil.
Podemos apanhar as moedas do chão para as atirarmos.
Outros tentam acertar com flores dentro do rendilhado na base da estátua. É mais fácil.
Posted by Picasa

sexta-feira, junho 13, 2008

Santo António de Lisboa






Interior da capela de Santo António de Lisboa.
Existe a tradição / superstição de esfregar objectos e flores no quadro que representa o santo.
Antigamente toda a gente podia fazer isso, esfregavam-se peças de roupa, sacos de plástico com coisas dentro...
Agora tem de se pedir a uma daquelas pessoas e são sobretudo flores e papéis: documentos, fotografias, etc.
(A continuar)
Posted by Picasa

quarta-feira, junho 11, 2008

CENSURA NO FUTEBOL

Como não me interesso muito por futebol e como gosto de ver canais estrangeiros, foi para isso que pedi a TV Cabo, ou melhor, a Smart TV, apeteceu-me ver um relato do Potugal-Qualquer coisa na RAI UNO.
Qual não é o meu espanto ao ver que me cortam a RAI UNO sempre que há futebol do Euro (em Italiano "Calcio" (lê-se Caltchió).
Experimentem ver outros canais e verão que não conseguem. Somos obrigados a ver a TVI.
CENSURA!!!!!!!!!

Enfim, estamos na cauda de todos os bichos de cauda, mas continuamos nos cornos de todos os bichos do futebol.
Pelo menos nisso, somos parecidos com o Brasil, nosso filho, nosso irmão, nosso companheiro de infortúnio.

domingo, junho 08, 2008

Para a minha irmã



Lisboa em flor: cidade dos jacarandás
Plantas tropicais: Lisboa: cidade que presta homenagem aos trópicos.
Posted by Picasa

quarta-feira, junho 04, 2008

Free Rice

Falaram-me deste site que é muito giro.
Adivinhamos, ou sabemos, o significado em inglês de uma palavra inglesa. Por cada palavra certa ganhamos 20 grãos de arroz, que o site dá à ONU para quem precisar.
100 grãos já dão para uma refeição, sobretudo se for em vez de nada. E aprende-se inglês, o que dá jeito.

http://www.freerice.com/

P.S.: Free Rice quer dizer arroz grátis (ou livre, pois a palavra free quer dizer grátis ou livre)

segunda-feira, junho 02, 2008

Lisboa: cidade da tolerância


Este é um dos monumentos de Lisboa para recordar a intolerância passada e promover a tolerância futura.
Posted by Picasa